Essa é uma lista para "crianças" e adolescentes de 11 a 18 anos. Na minha experiência, as "crianças" dessa faixa de idade gostam muito de jogos do tipo "Toma essa" , jogos de zoeira, blefe, competitividade. Adoram poder superar os pais em esperteza. E isso é muito necessário e um excelente aprendizado para os pais. Aqui a proposta é que eles tomem decisões, exponham suas idéias e se divirtam com um pouco de competitividade. Também vou apresentar opções de jogos cooperativos que são divertídissimos.
1. Vudu
Esse é um jogo muuuito amplo. Vai atender famílias, grupos de amigos. A experiência do jogo gera um quebra gelo natural que vai aumentando aos poucos, na medida certa. Quando você perceber a mesa vai estar parecendo um hospício, mas será aos poucos..rs
2. Coup (TODOS)
Existem várias versões desse delicioso jogo. A principal mecânica do jogo é o blefe. Quem gosta de truco vai amar. Meu filho mais velho ama esse jogo (e é muito bom rs). Um jogo com muito "Toma essa". Já joguei com vários adolescentes e eles sempre gostaram muito. Além da versão básica, experimente as versões disney com diversos personagens novos com mecânicas interessantes. Não é só uma reimplantação visual, as versões disney exploram ainda mais a mecânica.
3. Courtisans
Courtisans é um jogo de "toma essa" com um pouquinho de blefe e reviravoltas. Um board que é um tapetinho lindo. Aliás, todas as artes são bem lindas.
4. Revolução dos Bichos
Talvez os jovens adolescentes ache esse jogo um pouco cabeção, afinal é um livro sugerido como leitura no colégio. Mas na verdade esse é um party game divertidíssimo. A proposta é uma experiência política bem estereotipada de negociata. O jogo tem lindos componentens, mas é um jogo muito mais falado, negociado. É o tipo de jogo que "enche a mesa"
5. ITO
Esse é um jogo que cai bem em todas as idades. O interessante para essa idade é dar um espaço para expor e defender cada opinião. O jogo vai trazer a subetividade em comparar escalas inusitadas como: O que é menos agradável quando acorda? Qual o poder de super herói mais interessante? Adolescentes vão querer expor suas idéias.
6. Pyramido
Parece um dominó/quebra cabeças bobinho no começo, mas depois você percebe que suas decisões podem ser estratégicas, e se bobear algum amiguinho vai te bloquear. Qual a melhor decisão? Focar na sua estratégia ou evitar que o adversário faça pontos? Conforme a proposta do jogo, como otimizar os pontos? Em Pyramido você vai desafiar os outros e também a si mesmo.
7. O velho e bom CATAN
O Catan envolve estratégia, negociação e domínio de área. Já é considerado um jogo clássico entre os modernos, porquê diferente dos clássicos mais antigos (War, Banco Imobiliário) é nem menos monótono e demorado. E você sempre fica ativo no jogo, mesmo quando não é sua vez, você estará acumulando recursos e/ou negociando. Clássico é clássico...Um jogo que já divertiu milhares de pessoas no mundo todo. Escolha certa.
8. Survive the Island
Crianças e adolescentes adoram um jogo do tipo "Toma Essa". Esse jogo tem uma produção incrível, a edição mais nova está linda. A "capa" vai atrair e o jogo vai entregar muita diversão.
9. Tiranos de Umbreterna
Com um pezinho no RPG, esse jogo de tabuleiro e cartas se passa no universo de Dungeons and Dragons, mas você não precisa saber nada de D&D para curtir. Mas se souber...vai ganhar uma camada a mais de curtição. A experiência que o jogo propõe é...Tirania...ou seja, mais um jogo de "Toma essa". Um visual meio Dark, é super legal e super divertido. Para quem joga a mais tempo..um deck building.
10. Alive or Undead
Baseado nas músicas da banda Powerwolf, mas você não precisa ser metaleiro para morrer de rir com esse jogo. Os jogadores serão um grupo de lobisomens que agirão cooperativamente contra ameaça zumbi dos Strigoi. Até aí ok, já parece interessante. E como lobisomem, você não fala, você uiva. Portanto, a comunicação deve ser através de uivos. Diversão garantida.
11. Zombicide
Matar zumbi nunca sai de moda. Aqui vocês tomarão decisões em cojunto para cumprir missões em um apocalipse Zumbi. Divertídissimo!!!