E as crianças menores? A partir de quando podemos incluí-las nos jogos de tabuleiro. Se você é um pai ansioso como eu, toca aqui.
Pela minha experiência na tabuleria posso dizer que:
- Nenhuma criança é igual a outra
- Não tem fórmula mágica.
- Todos são atraídos pelo tema, em especial crianças. Tenho vários jogos que tem temas que atraem crianças (tipo Batma, helo kit, mas não são para crianças)
- Crianças adoram explorar o jogo, mas há uma desafio enorme em prender a atenção delas. Por isso quando tem crianças menores, eu já me preparo com uns 5 jogos na mesa. Não mostre todos para elas, pois vai gerar uma ansiedadezinha e um FOMO que não queremos. Mas esteja pronto para entender quando acaba o interesse em um jogo, e já tenha outro em mãos.
1. Fantasma Blitz
Joguinho de destreza e reconhecimento de padrões e cores. sucesso com a criançada. Os objetos de madeira que vêm no jogo são uma fofura e dão uma sensação tátil muito satisfatória.
2. Eu vi! (TODOS)
Jogo de reconhecimento de padrões com vários temas super adorados pelas crianças. Sucesso garantido. Excelente custo/benefício.
3. Dobble
Uma preciosidade, pois é muito rejogável. E está disponível em vários temas. O mais novo é o turma da mônica que está uma fofura. tem várias maneiras de jogar o Dobble. Não precisa explorar todas no mesmo dia, mas é um jogo que vai dar muitas horas de entretenimento.
4. Meu Primeiro Black Power
Bom , o que dizer de um jogo com um título maravilhoso e auto-explicativo como esse? Você pode até pensar que ok, isso já é suficiente para mim. O titulo já fala de inclusão, diversidade, a capa com uma criança negra com vitiligo é linda. Mas além de tudo isso, te garanto: O JOGO É MUITO BOM. Quebra cabeças interessantíssimo.
5. Big Five
Colecionar conjuntos e padrões de cores. Jogo muito interessante que começa a desafiar a criança com algum senso de estratégia. Indico para as crianças que o desafio do "jogo da memória" já não cola mais.
6. Não me toca seu boboca
Quando o título do jogo é auto-explicativo, dificulta meu trabalho para resenhar....rs. Esse jogo traz um tema super interessante, da proteção infantil contra comportamentos suspeitos. De uma maneira didática, leve, ajuda os pais a abordar um tema tão importante e tão sensível.
7. Treta na Selva
Criança gosta de treta. Não acreditem que a criança é o poço da pureza e inocência. Criança ADORA e se diverte com jogos do tipo "toma essa" (take that). Nesse jogo competitivo de aprontar com o amiguinho, vocês vão ter muitas horas de diversão.
8. Lambeijocas
Um jogo da memória fofo demais. Os pugs foram ao parque e comeram pirulitos de vários sabores. Portanto eles estão com as linguas coloridas de cada cor. Apertando o pug, você consegue ver a cor de cada língua. É uma tentação apertar os pugs co, toda essa fofura.
9. Nhac Nhac
O jogo da velha é um dos primeiros jogos competitivos que a criança aprende. Estratégico e sem sorte. Uma ótima forma do velho desafio de "ensinar a perder". Já que tocamos nesse tema, vou aproveitar para dizer como trato com essa questão nas crianças que frequentam a loja. A primeira coisa que eu digo não é "perder é normal, faz parte". Essa frase em primeiro lugar afasta a criança de ouvir qualquer coisa que vem depois. Ao invés disso eu digo "Sei como é, as vezes eu também fico bravo quando eu perco", aí já consigo fração de segundos de atenção, depois "Sabe o que faço quando isso acontece?".....expectativa....se ela perguntar "O quê?" .....aí ganhei o dia. Golaço na final da copa do mundo. Aí sim ela está pronta para aprender a perder. Bom, voltamos ao jogo. O nhac nhac é o jogo da velha, onde as posições podem ser substituídas por copinhos maiores. Depois que a criança aprendeu bem o jogo da velha tradicional, esse aqui vai ser uma delícia.
10. Telma
Telminha. joguinho do meu coração. Serve para crianças de 4 anos, como para adultos de 70. TODOS vão se divertir muito. Isso sim é um jogo inclusivo e familiar. Bom., basicamente vai ter um jogo de "toma essa" com memória. O diferencial do jogo é que cada um se apresenta no jogo com um substantitvo.
Aqui vai uma dica de sucesso com crianças. Esse é ojogo preferido do nosso filho caçula por causa dessa dica. Nós permitimos que ele jogasse com uma palavra "levemente suja" no jogo. Até agora, tenho certeza que foi a partida mais divertida da vida dele. Quando ele pode se apresentar para os amigos e fazer os amigos repetir "Cocozinho" quando precisava se referir a ele. Não tem como errar. Criança adora a subversão, e permitir ele extravazar isso no telma, não foi planejado, mas percevi que foi incrível para ele.